quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Akon


Aliaune Damala Bouga Time Puru Nacka Lu Lu Lu Badara Akon Thiam , mais conhecido como Akon, (Dakar, Senegal, 30 de Abril de 1973), é um cantor de R&B e hip-hop americano de origem senegalesa. É filho do percussionista de jazz, Mor Thiam e fala inglês, francês e wolof.Nascido na capital do Senegal, seus pais o levaram para os Estados Unidos quando tinha sete anos, a partir daí sua nova casa passou a ser em Nova Jersey. Aí cresceu, teve o seu primeiro contato com o hip-hop e foi a partir daí que mergulhou na vida do crime. Tal como na maioria dos casos, acabou por ser detido e passou uma temporada na prisão. Vendo todo o erro que a sua vida estava se tornando, Akon decide que quando saísse da prisão se manteria afastado da vida do crime para que não tivesse de voltar a reviver essa má experiência. Para além disso, é também na prisão que Akon consolida as suas pretensões a uma carreira musical, para a qual desde cedo demonstrou aptidão. Tomada a decisão, começa a compor temas e a conceber na sua cabeça como queria que fossem as suas músicas. De resto, a música sempre esteve presente na sua vida, visto o seu pai, Mor Thiam, ser um conceituado percussionista de jazz.
A má experiência vivida na prisão e a pouca vontade de voltar a envolver-se no mundo do crime e regressar a uma cela estão representadas nas canções "Locked Up" e "Trouble Nobody", respectivamente. O mais curioso é que mesmo o carácter pesado de "Locked Up", o primeiro single de Trouble, o tema tornou-se num grande êxito. Com a colaboração de Styles P, a faixa fez do perfeitamente desconhecido Akon um nome presente nos tops. Também gueto, tem um conteúdo sério, abordando, tal como o nome indica, a vida nos guetos americanos.
Os outros dois singles deste primeiro trabalho de Akon foram "Lonely", a balada do álbum, e "Bananza (Belly Dancer)", um tema bastante dançável que mistura R&B e dancehall. O resultado foram dois autênticos hits.
Depois do cumprimento da pena, Akon conseguiu erguer a cabeça, traçar um objetivo e concretizá-lo em 2004 com a edição de Trouble. Só por isso já merece crédito. Vale sobretudo pela certa dose de inovação que Akon introduz e por duas ou três faixas.
Até hoje, Akon produziu dois álbuns, Trouble (com o hit "Lonely") e Konvicted. Atualmente, uma das suas canções mais famosas é "Smack That", produzida com a ajuda de Eminem, com quem também divide os vocais, e "I Wanna Love You" com a parceria de Snoop Dogg. Em 2007 lançou um single em parceria com a cantora Gwen Stefani, entitulado The Sweet Escape, presente no álbum da cantora de mesmo nome (The Sweet Escape). No mesmo ano também foi lançado "Don't Matter", o terceiro single de Konvicted.
No ano de 2007 Akon se apresentou no Brasil. Arrastando multidões por onde passou, ele disse em uma entrevista que se identificou muito com o Brasil e se surpreendeu com o público que mesmo não sabendo falar sua língua, sabiam cantar suas músicas de ponta a ponta.

Nenhum comentário: