terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mandy Moore

Amanda "Mandy" Leigh Moore (10 de Abril de 1984 em Nashua, New Hampshire) é uma cantora de pop e folk, compositora e atriz. Ela cresceu na Flórida e veio para a fama na adolescência, depois do lançamento dos álbums So Real, I Wanna Be with You, e Mandy Moore. Moore também entrou na carreira de atriz, estrelando no filme A Walk to Remember de 2002 e depois apareceu em outros filmes adolescentes e adultos. Dois de seus filmes, Saved! e American Dreamz, são sátiras onde Mandy faz vilãs.
Os antigos relacionamentos amorosos dela foram muito comentados pela crítica. Em 2007, depois de 4 anos sem lançar um CD, ela lança Wild Hope, mostrando um estilo mais adulto e se distanciando totalmente da cantora adolescente de antes.Em Dezembro de 1999, ela lançou o seu primeiro CD, So Real, com um estilo bubblegum pop, o álbum lançou em 31 no Billboard 200 e foi certificado Platina, vendendo aproximadamente 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. Seu primeiro single, Candy, alcançou número 41 no Hot 100 da Billboard e número 2 nos charts australianos. Em 2000, foi lançado o seu 2° álbum I Wanna Be with You, com músicas do primeiro CD e algumas inéditas. O álbum também foi Platina que nem o seu antecessor, porém obteve mais sucesso no Billboard 200, estreiando em 21. O single I Wanna Be with You alcançou número 24 no Hot 100 e é o single de maior sucesso até então. No ano de 2001, foi lançado o CD Mandy Moore, com as músicas Cry, In My Pocket e Crush. O álbum lançou em número 35 nos Estados Unidos e foi certificado Ouro, vendendo aproximadamente 500 mil cópias. O álbum não obteve nenhum single de sucesso, apesar de In My Pocket ter alcançado número 106 na Billboard e Cry ser a música mais lembrada por estar no filme A Walk to Remember. Em 2003, foi lançado Coverage, seu CD de covers, muito aclamado pela crítica. Porém, a gravadora não deu muita atenção ao álbum e ele não emplacou, vendeu pouco mais de 200 mil cópias. Depois de não ter recebido a atenção suficiente da gravadora, Mandy foi demitida. Já que tinha um contrato para 6 CDs as gravadoras Epic/550/Sony BMG lançaram as compilações The Best of Mandy Moore (148 na Billboard 200) e Candy.
Pouco tempo depois, a cantora anunciou o contrato com a Sire Records (Warner Music). Porém, por causa de conflitos, ela saiu da gravadora. Em 2007 foi anunciado que ela assinou com a gravadora The Firm e em Julho do mesmo ano foi lançado o CD Wild Hope que alcançou número 30 na Billboard. O CD foi inteiramente co-escrito pela Mandy e mostra uma Mandy Moore mais madura, fazendo ela finalmente perder o estereótipo de "princesa do pop".

Nenhum comentário: